Supaboy, um Super Nintendo para usar na rua
O Super Nintendo está para sempre no coração de quem cresceu acompanhando a evolução dos videogames. Muitos guardam com carinho seus consoles, que às vezes já não funcionam mais, e cartuchos, apenas pela nostalgia. Para ressuscitar estes jogos, está chegando ao Brasil o Supaboy, um Super Nintendo portátil não-oficial.
O Supaboy não é só um emulador. Ele é O emulador de Super Nintendo, que aceita os cartuchos que você tem guardados na sua casa. Isso mesmo, você pode resgatar a nostalgia de assoprar suas fitas e encaixá-las no console e, quando quiser trocar de game, basta retirá-lo do encaixe e colocar outro no lugar. Ele possui uma telinha de LCD de 3,5 polegadas, onde o jogo é mostrado.
Claro, ele não é o modo mais prático de se emular jogos de SNES enquanto você está na rua. Qualquer celular com Android é capaz de emular por meio de software o popular console da Nintendo com alguma qualidade, mas mesmo assim ele certamente terá muito apelo com os nostálgicos, já que o Supaboy oferece uma experiência mais próxima do videogame de verdade.
A presença de botões físicos na disposição exata do controle original da Nintendo é um fator realmente interessante, que recria com exatidão a sensação que tantos viveram durante os anos 1990. É uma vantagem grande em relação aos botões na tela do Android ou o teclado do PC.
Como necessita do cartucho, o Supaboy é bem gordinho. Pessoas com mãos pequenas poderão ter problemas para segurá-lo com maior precisão. Ele também é um pouco pesado, mas fica mais ou menos na mesma faixa de peso que um 3DS ou um PS Vita.
Vale a pena? Provavelmente não para a maioria, que deve preferir emular jogos por software no celular ou tablet ou rodá-los no PC. A proposta do Supaboy é atingir um nicho extremamente limitado, das pessoas que guardam seus cartuchos de Super Nintendo e este público pode se interessar. Por cerca de R$ 450, ele também não tem um preço muito bom pela sua funcionalidade.